Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. 1 Coríntios 13:1

Galeria

Um conselho aos pais frente ao ambiente escolar

15/03/2019

A Paz do Senhor! 
Diante dos últimos acontecimentos envolvendo, as crianças em ambiente escolar, suscitou a necessidade de entendermos qual o papel dos pais e da escola. Primeiramente entendemos que a escola é um ambiente aonde todas as crianças deverão ter acesso ao conhecimento, qualificando cada uma delas para ingresso futuro na faculdade como também no mercado de trabalho. Já a família tem o papel estabelecido pelo próprio Deus de educar, orientar, aconselhar, exortar, direcionar, cada um dos seus filhos. 
A Bíblia é muito clara sobre o papel dos pais na formação do caráter dos filhos. "Ensina a criança o caminho que deve andar e mesmo quando for velho, não se desviará dele"(Pv. 22,6). A grande problemática que nos deparamos é a de papeis sendo invertidos, pelos pais por não estarem exercendo seu papel, lançando para a escola aquilo que é dever de cada pai e mãe. 
Pagar uma escola cara, não é sinônimo de aprendizado e caráter, os pais da atualidade fazem a opção pelo trabalho para ofertar aos filhos um "bom ensino", porém, aquilo que os pais querem que a escola ofereça aos filhos deveria ser encontrado dentro de casa com os pais. Existem questões sociais, culturais, morais e de valores que estão sendo colocando em segundo plano, "educar não é pagar a escola mais cara" o processo da educação está ligando diretamente a cada pai e mãe. Enquanto nossos filhos forem colocando em segundo plano, colheremos cenas e histórias como a de SUZANO em São Paulo. 
É necessário que a sociedade acorde para o caos que estamos mergulhados, por nossa culpa, por não sermos aquilo que Deus quer que sejamos. Como pastor e pai de filhos, aconselho a família brasileira, e mais em especial, a paraibana, para uma solução simples, e talvez por ser simples, esteja sendo tratada com descuido. Não há mágica no processo educacional dos nossos filhos. Nossos pais souberam nos educar, mais nós não estamos sabendo fazer o mesmo. Talvez por não estarmos como deveríamos estar diante de Deus com relação ao nosso papel. 
Um dos males do capitalismo, é considerar que a solução para todos os problemas está no dinheiro. Isto é uma inverdade, mais que tem iludido a muitos. Não considere que o dinheiro vai solucionar tudo. Nossos pais não tiveram que morrer no trabalho para nos educar, não tiveram que comprar o que sempre queríamos para nos educar, não tiveram que realizar todos os nossos desejos para nos educar. 
A pergunta é, porque queremos tomar o caminho inverso dos nossos pais? 
Educar é preciso, porém não existe magia, simplesmente devemos cumprir o que diz provérbios 22:6. 

Att.
Daniel E. Barbosa
Pastor Presidente
IEAD Ministério Santa Rita